sexta-feira, 3 de abril de 2015


TRÊS RELIGIÕES E UM FELIZ ENCONTRO!!!


 No dia 5 de março de 2015, o grupo Pastiche participou de um evento de integração cultural, principalmente religiosa, que teve por intenção a valorização da cultura africana e afrodescendente.




Fomos recebidos na Faculdade Santa Marcelina, instituição pertencente a uma ordem religiosa católica. Lá, nosso grupo contribuiu com a performance “Laroye, o que há na síncopa do samba?” que faz a análise do modo como foram construídos os discursos de preconceito contra o negro no Brasil e sua relação com a história do samba e com o candomblé.  Um dos preconceitos mais comuns quanto aos africanos e afrodescendentes ocorre com relação às suas práticas religiosas e um suposto caráter maligno contido nelas. Na contramão dessa ideia, narramos Exu como o orixá do samba, o dono do corpo, da música e da palavra que se expressa no improviso. É o orixá que protege o sambista, o conhecimento e o diálogo.

Além de nós, houve uma palestra proferida por Dadiarra Sheik Modibo, líder islâmico do Mali. Seu livro O Menosprezo Ocidental, Lágrimas de Sague - Contos e contas da Escravidão trata dos equívocos acerca da origem da escravidão na África pré-colonial, apresenta documentos produzidos no continente de alto valor para a humanidade, como é o caso de uma declaração dos direitos humanos muito antiga e analisa o quadro política da África  atual.

Esse encontro foi um momento raro e bastante valoroso que indica as possibilidades de convívio e diálogo entre as culturas por meio da arte e da pesquisa. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário